quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lado NADA GLAMOUR da gestação

Em mais uma das minhas "andanças" pela net, encontrei esse texto no fórum do e-family e A-DO-REI! Dei risada demais... Algumas coisas ainda não chegaram para mim, mas muitas delas já vivo na pele! Isso é glamour minha gente??? Vale a pena ler!! Lembro que, não trocaria nada desse mundo por esse momento mágico e lindo que estou vivendo, mas de fato, algumas coisas são nada glamurosas! rsrsrs

Gurias, o que estou escrevendo aqui só compromete a mim. Porém, pode ser que alguém se identifique com o que acontece nesse nosso corpin ki não nos pertenccc... nesta fase sublime e angelical, não fosse issus tudus !

Escrevi isso porque uma amiga me disse que os homens talvez sintam inveja da gente. Eu disse : se algum deles te disser que tem inveja da gravidez, conte isso e observe a reação. Se ele ainda tiver inveja, conte como rola um parto (qualquer um). Duvido que ele sinta inveja depois !

Lado NADA GLAMOUR da gestação, fisicamente falando :
* vc tem um sono incontrolável, como se estivesse chapada

* vc fica com a xexeca engordecida - sim, porque até a bendita engorda ! Fica parecendo as bochechas do Fofão !

* vc sente dores por tudo - costas, pés, pernas, enfim... lá também, na 'perse' pois eles pesam bem no ossinho, no períneo, são espaçosos...

* vc não enxerga mais a 'perse' depois de um certo tempo, vc sabe que ela não saiu de lá pois continua fazendo xixi e sente que ela tá lá, mas não a vê, e agora no final, mal consegue posicionar o espelho prá reconhecer a bicha

* vc adquire um figurino xuper xéxy - meias de compressão, cintas, sutiãs de sustentação, suporte pançal... a tiazinha que se cuide !

* vc se torna a pessoa mais gasosa do universo, daria prá encher um balão inteiro e sobrevoar o Château de Chambord - o bb comprime todinho seu sistema digestivo, vc fica com azia, dor de estômago, refluxo e muuuitos gases, o médico te dá remédios que funcionam como uma espécie de rotorooter, ou seja, à noite, quando vc se vira, os gases sobem ou descem tooodos (e não são mais nem discretos nem inodoros !!!)

* além desses gases serem um estraga-prazeres das horas H, tem também aquela coisa do maridão chegar por trás todo quentinho, vc se virar prá ele e dizer : ai, amor, aproveita que vc tá aí e me faz uma massaginha na lombar ??? (variantes : nos pés, nas pernas, onde doer !)

* vc vaza líquido pela xexeca o tempo todo, a ponto de achar que mijou nas calçolas - mas não mijou não !!!! E tem mais, vc vaza ainda mais depois do oitavo mês, uma coisa linda de viver, como diria a Hebe !

* vc não sai da privada, faz xixi a toda hora - e quando pensa que acabou, sai mais. E quando volta a dormir no meio da madrugada, senta na beira da cama e sente que mais um pingo desceu (no dia seguinte ou na mijada seguinte, vc vê se foi de xixi ou de umidade da 'perse' mesmo)

* por conta desse xixi todo, se seu marido passa com o carro numa rua esburacada, há perigo de vazamento !

* vc tem que abrir bem as pernas prá se limpar - e tem vezes que os lábios grudam e o xixi vai na dobra da perna (que delícia...)

* vc sente falta de ar como se tivesse corrido a marathona, enquanto que só colocou as meias de compressão (lembrando : xuper xéxy !)

* vc tem dificuldades em se depilar sozinha - lembrando que se torna extremamente perigoso tentar depilar a 'perse' e a virilha a certa altura do championnat ! Aliás, vc tem que confiar cegamente numa depiladora, afinal, vc não enxerga nada do que ela tá fazendo !

* vc não deita mais na cama, você rola - vc se torna um tatu-bola gigante e obeso que precisa rolar porque não tem mais leveza alguma prá sobreelevar esse corpinho que já foi de violão algum dia e agora tá mais prá bumbo. Detalhe : teu marido fica com medo de ser massacrado numa dessas roladas, caso seu sistema de freio (travesseiro) não funcione !

* vc adquire quatro outros amantes além do marido : quatro travesseiros, dois na cabeça, um no meio das pernas, um embaixo da barriga. Mas nem que vc quisesse, conseguiria se esfregar nesse travesseiro no meio das pernas, como tua cachorrinha : ou vc tá cansada demais prá isso, ou vc não consegue erguer as pernas uma vez bem apoiadinhas !

* vc de repente pode sentir o maior calorão em pleno inverno e isso não quer dizer que a gestação venha acompanhada de menopausa ! Um médico me deu uma explicação altamente dispensável : é que sua ADIPOSIDADE está consideravelmente aumentada... (tá, alguém perguntou ???)

* vc se torna a prima do Garfield ao caminhar e, como ele, diz : puxa vida, não vejo mais meus pés !

* por conta disso, vc não alcança mais seus pés, sequer prá cortar as unhas !

* vc adquire um andar gracioso de pata, e fica pensando 'puxa vida, será que um dia vou conseguir fechar as pernas novamente ?
'
* tua cachorra volta te procurar na escada porque acha que vc não subiu, quando - de fato - vc sobe dois degraus e descansa três (ela deve te achar uma lesa)

* vc bebe água como uma refugiada do Saara e sente fome como se tivesse chegado da Etiópia, principalmente daquilo que é proibido comer

* vc pode inchar, como se tivesse botado o dedo naqueles enchedores de bexiga, ainda que nem coma tanto sal assim - e nisso, vc deixar de usar aliança, alguns sapatos, etc.

* sua pele e seus cabelos podem melhorar enormemente, assim como podem ficar detonados como uma recém-chegada da guerra (e dificilmente tem coisa que dê jeito)

* vc fica com medo de pintar a juba e ela vai ficando descolorida e sem graça, ou vc passa um treco que nunca passou, só de medo de prejudicar a gestação, e fica um droga !

* apesar de todos os cuidados de hidratação, vc se enche de estrias como se fosse uma pista de cross

* vc pode ficar com manchas no rosto e com a incerteza de que as danadas realmente sumam com o fim da gestação

* vc fica com mais medo ainda de cárie nos dentes e com duas vezes mais chance de tê-las

* vc é chamada de cão farejador toda vez que sentir um odor desagradável a 5 km de distância, quando antes, sua rinite te impedia

* ao contrário, vc nunca teve nada ou tinha e piorou : suas vias respiratórias vivem entupidas e vc respira mal, a boca seca, vc toma água de madrugada, isso significa mais xixi... ou às vezes, vc passa a roncar nos ouvidos do amado ! Tudo bem que prá algumas isso possa soar como uma doce vingança, mas nem sempre...

* vc olha pro seu guarda-roupas com ar desolado e se pergunta se algum dia vai voltar a usar calças que não sejam de palhaço ou do Papai Noel
...
...
...

Eu poderia continuar, mas isso é apenas prá te dar um avant-goût da coisa. Tem o lado nada glamour do parto, dos comentários imbecis dos outros também, mas eu deixo prá outro dia prá não tirar tua coragem !



Texto retirado do fórum do
http://www.e-familynet.com/ escrito pela usuária Selmy.

Lembrancinhas do chá

Já fechei as lembrancinhas! Vão ficar lindas!!!
E o melhor de tudo, é uma coisa útil e usável! Não vai ficar lá jogada no fundo da gaveta!
E todo mundo vai lembrar do Miguel toda vez que olhar pra ela!!!
Adoooooro!!!!

Cansaço

Ai, ai...
Estou começando a me sentir tão cansada...
Algumas dores nas costas, principalmente nas costelas, e aquele sono do começo parece que também está querendo voltar.
Todos os dias quando acordo de manhã (diga-se beeeeem de manhã, às 5:45) eu penso como gostaria de poder dormir pelo menos até umas 8! Seria tão bom...
Mas por outro lado penso, que dentro de menos de 3 meses vou estar em casa com o meu pitoquinho, vivendo total e intensamente pra ele principalmente nos 3, 4 primeiros meses, meu coração se enche de alegria, eu me levanto, e começo mais um dia!
Tá começando a faltar tão pouco!
Ontem pela primeira vez eu estava passando pelo corredor de casa, voltei e fiquei olhando pro quarto dele, lá, ainda cheio de bagunça da mamãe e do papai, e pude imainar os móveis lá dentro, o guarda roupas, o bercinho, até o cheiro eu consegui sentir! Nossa, parece mentira! Vai ficar tudo tão lindo e caprichado.

E numa hora dessas, quem é que lembra da dor nas costelas? hehe
Amor maior que eu...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Coisas que acontecem nas 27 semamas

Tem bastante coisa nova acontecendo agora, com 27 semanas completas.
Estamos de fato no terceiro trimestre, e faltam agora menos de 3 meses pro Miguel dar o ar da graça.
Pela primeira vez em 27 semanas eu começo a me sentir ansiosa pra ver a carinha dele. Não sei se isso é reflexo da 4D que já está aí (na próxima semana, dia 06/10), ou se é a minha (quase nada presente) ansiedade costumeira!
O cansaço está cada dia maior.
Sinto bem a dificuldade em estar carregando 7kg (até a última consulta, já que decidi não me pesar mais por conta em lugar nenhum, só na GO) a mais. Ontem fez muito calor, e as pernas choram pra subir as escadas até aqui o escritório. Chega até a queimar o músculo, igual quando a gente faz academia com peso! rsrsrs
Graças a Deus não tive mais nenhum episódio de pernas inchadas, elas incham beeeem de leve, mas nada que assuste.
O meu fôlego está curtíssimo. Já não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo (tipo me vestir e falar no telefone!) que parece que corri a São Silvestre!
Ficar sentada na cadeira durante o dia no escritório também já não é tarefa fácil e indolor como antigamente. Sinto as costelas bem doloridas, e o tempo todo o Miguel me lembra que tenho costelas, com os chutes (ou socos, ou cabeçadas rsrs). Falando nisso, agora ele mexe o tempo todo. Isso mesmo, toda hora. Dificilmente fica mais de 30 minutos sem mexer. Se eu percebo ele quietinho, parece que ele sente e já me mostra que está aqui, mais ativo do que nunca.
Ficar deitada de barriga para cima também já não me pertence mais (por mais de 2 minutos!) já que quando tento me virar sinto bastante dor na bacia. Acho que é o peso!
E o amor pelo meu menino? Não dá pra explicar. Aumenta a cada respirada minha, a cada batida do coração dele. Eu penso até que não sei se seria capaz de amar outro filho como amo o Miguel. E é só o começo. O amor só vai aumentar, aumentar e aumentar...
Hoje sei que sou completa. Não falta nada! Somos uma família de vedade! Com pai, mãe, filho e cachorros...
Eu sabia que existia felicidade, sempre fui feliz, mas assim, desse jeito, nunca imaginei... É bom demais!!
Obrigada meu Deus, por me permitir toda essa felicidade!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os móveis

Finalmente!!! Ontem fomos comprar os móveis do quartinho do Miguel!!
Ai, a coisa mais linda! Muito fofo mesmo!

Compramos o berço, a cômoda e o guarda-roupas, tudo branquinho, lindo, lindo!
O pequeno príncipe não vai mais dormir na caixinha de papelão (piadinha interna! rsrsrs)...

O melhor de tudo foi que conseguimos um preço ótimo, e os móveis são de qualidade!
Agora só falta a poltrona, que já está escolhida, e vou comprar lá pelo mês de novembro, já que não precisa esperar a entrega. É só chegar lá, pagar, colocar no carro e trazer pra casa...

Combinamos também com o Tio Otávio a pintura do quarto.
O papai já vai dar o fundo, nós vamos mandar revestir em madeira a parede do painel, e assim que passar a abertura da expo eles pintam o quarto!
Graças a Deus já está tudo encaminhadinho. Agora, só falta o carrinho, mas esse nós vamos esperar mais um tempinho, e quando estiver mais perto dele nascer compramos!

Me deu um baita alívio saber que já está tudo comprado. Agora é só esperar os prazos de entrega e a pintura.
O kit de berço já vai ser entregue agora no início de outubro.
A Tia Cris vai dar as peças do kit de higiene, a lixeirinha e o abajour pra gente pintar e revestir com os tecidos iguais o kit, já até falei com a moça que está fazendo o kit pra ela me vender meio metro de cada tecido pra poder fazer o acabamento das peças.
Agora é só ir montando aos poucos.
Conforme for recebendo as coisas e produzindo o kit de higiene, vou tirando foto e colocando aqui! Quem sabe outras mamães se animam em fazer coisinhas fofas pros filhotes né?? Vou dizer que é uma distração e tanto. Eu acho que ajuda um monte o tempo passar rápido...
Por enquanto, essas são nossas últimas novidades.
Assim que tiver mais volto pra contar...

27 semanas

Desenvolvimento do bebê

Desejar ao bebê que "sonhe com os anjinhos" nesta fase não chega a ser besteira. Há especialistas que acreditam que os bebês começam a sonhar por volta da 28a semana de gravidez. Com o que eles sonham? Ninguém sabe ao certo.

O cérebro também está bastante ativo esta semana. Os sulcos característicos da superfície cerebral começam a aparecer, e mais tecido cerebral se desenvolve.

Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebê soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável

Seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir.

A partir de agora você se sente mais pesada, e nos últimos três meses da gravidez pode sofrer alguns outros incômodos como cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes e coceira na barriga.

Se você tem sangue Rh-negativo, seu médico deve indicar nesta época um exame para detectar anticorpos anti-Rh, também chamados de anti-D, e aplicar uma injeção para combater a incompatibilidade e evitar problemas com o bebê. Talvez o médico indique a repetição da injeção com 36 semanas.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

Como fica sua vida

Seu corpo muda rápido agora: o útero já está lá em cima, perto das costelas, e, dependendo da sua sorte, você está prestes a descobrir a delícia que é ter cãibras, hemorroidas ou varizes. (Se serve de consolo, essas coisas normalmente vão embora depois do parto.)

Se você está se sentindo cansada demais, talvez seu médico sugira um novo exame de sangue para ver se você está com anemia, uma deficiência nos glóbulos vermelhos. Muitas grávidas acabam sofrendo de um pouco de anemia devido às mudanças normais no corpo.

Se você tem sangue fator Rh negativo, e seu exame de sangue prévio deu negativo para anticorpos anti-Rh, você provavelmente vai fazer um novo exame nesta época.





Fonte: http://brasil.babycenter.com/

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Só é possível te amar

...escorre aos litros, o amor!

Barriga de 26 semanas

Aqui estão as fotos da barriga com 26 semanas e 4 dias! Redonda e gande! Pra mim, a barriga de grávida mais linda que existe (modesta né?? mas veja bem, linda pelo "simples" fato de que só está assim porque o Miguel está dentro!! hehe)

De frente, no espelho (aco que meu espelho é mentiroso, está maior do que isso! hehehe)

Olha só! Agora dá pra ter certeza que é barriga de grávida, não parece mais de gordinha! Que bom!

Totalmente torta! Será que esse menino é bagunceiro?? rsrsrrs


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que eu tenho pra falar sobre as 26 semanas

Já chegamos nas 26 semanas... O bebezinho da barrinha que conta o tempo de gestação aí em cima já passou da metade!
E parece mentira que pssou tão rápido. É totalmente verdade que o tempo voa mesmo! Quando a gente fica grávida e outras mamães nos falam: "Aproveita, pssa muito rápido!"É muuuuito verdade!
Sobre os sintomas dessa fase, sinto alguns incomodos novos, como uma dor na virilha, do lado esquerdo, quando levanto da cadeira depois de muito tempo sentada, e ontem os tornozelos estavam bem inchados quando tirei as botas no final do dia (isso porque está frio! Deus me ajude quando começar a esquntar!) e aproveitando disso, depois do banho ganhamos uma massagem nas pernas bem gostosa do papai (adoooooro)!!!
A barriga deu outra esticadona, está grande e bonita (hoje tiro fotos novas como de costume), e o umbigo está beeeeem rasinho! Imagino que na próxima esticadona ele deve pular! rsrsrs
O Miguel se mexe muito, quase o tempo todo! E já atende os nossos pedidos de "chuta aqui filho!", preciona as costelas e é bem incômodo. Eu acho que são os pézinhos que estão por aqui. Ele adora o lado direito da barriga, a grande maioria dos movimentos eu sinto desse lado.
Nada de estrias (Thanks God) e o meu fôlego já está bem curto.
Eu acho que o Miguel deve estar de cabecinha pra baixo, pois agoa sinto os movimentos que sentia antes perto da cabeça lá embaixo da barriga! As costas devem estar pra direita e os pés nas costelas! hehehehe
Sobre sentimentos, não posso descrever. É apaixonante, cada movimento, cada resposta dele a algum estímulo nosso, é tudo surreal. Ele é uma parte minha e do Clau, diria até que ele é a nossa melhor parte! É o resultado do que temos de melhor. O amor é infinito, imenso, incontável... Até dói...
Eu ainda não estou com medo, nem do parto, nem da dor, nem de como vai ser depois que ele chegar!
Estou ansiosa pelo nascimento, e ao mesmo tempo, queria que ele ficasse aqui pra sempre (enquanto está na barriga ele é só meu, está protegido!).

No dia 6/10 faremos a ultra 4D! Não vejo a hora de ver a carinha dele!
O chá de bebê também está marcado, dia 18/10! Hoje terminei de fazer os cartões das lembrancinhas. Vai ficar tudo bem lindo!

Chega de escrever... Mais tarde eu volto!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chá de bebê

Terminei de fazer os convites. Já tem data e hora! Que delícia...

Do céu amor vai chover

(...)
Revirar trens, louco mover paixão
Nas direções, programado e emoldurado
esperarei romântico
Tou vitimado no profundo poço
na poça do mundo
do céu amor vai chover
(...)
Trecho de Maria de Verdade - Marisa Monte
Miguel me faz sentir assim, sentindo chover amor do céu todos os dias...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Consulta com a nutricionista

Hoje tivemos a nossa consulta com a nutricionista.
Foi até que bem legal.
Nós conversamos bastante, ela me fez muitas perguntas, olhou os meus exames de sangue, olhou o cartão da gestante, enfim, vamos ao que interessa.
Até agora já aumentei 7kg, e ela disse que pelo meu IMC eu posso engordar até 16kg sem problemas porque o IMC de antes da gestação estava normal, mas bem perto da baixa, que eu estava perto do IMC de desnutrição (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) queria rolar no chão de dar risada quando ela me disse isso, mas me contive e fiquei só ouvindo.
Ela fez também a conta do IMC atual, e dentro da curva de "grávidas" eu estou também no normal mais pra baixo peso do que alto, então não preciso me preocupar.
Me deu também a indicação de que eu devo comer pra aumentar as reservas de ferro e o que devo evitar pra hopertensão.
Saí de lá bem feliz, já que de fato não estou gorda (as pessoas sempre falam que estou magrinha e tal, mas eu fico achando que eles falam pra me agradar! hahahaha) e só devo cuidar para que o peso não tenha mais saltos aumento como teve no último mês.
Só alegria... Hoje também medi a minha pressão, e estava ótima, 10 X 6! Fiquei muito feliz... Já começo até a repensar em marcar consulta com a GO nova pra tratar do parto natural... Quero fazer isso na próxima semana. Feliz, feliz, feliz....

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Final de semana cheio de presentes lindos

Esse final de semana foi uma delícia!
O Miguel ganhou tantos presentes lindos (e úteis!!).

No sábado passamos o dia com a Tia Cris, a Tia Dedé e o Pedro Henrique, a Tia Lú, a Sil, a Dessa e o Diguinho!
E a tia Cris deu de presente um bercinho de viagem lindo! Vai ser nele que o Miguel vai dormir logo que chegar em casa. Vai ficar no quarto da mamãe e do papai, bem do nosso ladinho!
O bercinho é igualzinho esse da foto!
Obrigada tia Cris, a gente amooooou o presente!
E ontem foi dia de mais presente.

Dessa vez foi a Vovó Zila e a Tia Márcia.
Elas deram pra gente de presente uma banheira linda, com trocador, igualzinha essa da foto!

O Miguel vai ficar cheirosão depois os banhos na banheira nova! Nós amamos!
É uma delícia ganhar presentes tão lindos! Nós ficamos muuuuuuuito felizes!
Obrigada Vovó Zila e Tia Márcia!!
Ontem a tarde fomos com a Vovó Zila, o Vovô Anselmo e a Rafa na Alô Bebê, dar uma olhada nos carrinhos que a gente já tinha pesquisado pela net, e realmente são bem lindos e resistentes. Agora só temos que combinar com o papai e irmos comprar o nosso!
Enfim, o final de semana foi uma delícia...
Estamos entrando na reta final! Faltam menos de 100 dias (97 pra ser exata) pra chegada do Miguel! Quase terceiro trimestre!
Que friozinho na barriga! Ui! rsrsrs
Não vejo a hora...

Pré-eclâmpsia

Esse é um assunto bem sério, que ultimamente tem me preocupado bastante. Então, achei algumas coisas sobre e achei legal compartilhar!
A qualquer sinal ou sintoma, a gente deve entrar em contato com a (o) obstetra imediatamente!
Vamos lá! (informações retiradas do site: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/pre-eclampsia/)

O que é pré-eclâmpsia?

Pré-eclâmpsia é um problema grave, marcado pela elevação da pressão arterial, que pode acontecer a qualquer momento da segunda metade da gravidez, ou seja, a partir de 20 semanas. Os especialistas acreditam que ele seja causado por deficiências na placenta, o órgão que nutre o bebê dentro do útero. A pré-eclâmpsia afeta uma em cada 14 gestações. Se você tiver pré-eclâmpsia, terá de medir sua pressão com frequência e fazer exames de urina, para verificar a presença de proteína. Outros exames podem ser realizados para avaliar outros órgãos, como o funcionamento do fígado.
Se sua pressão subir muito, é possível que você seja internada e receba remédios para controlar a pressão (que não prejudicarão o bebê). O bebê também será monitorado, e a qualquer sinal de que ele não está crescendo como deveria ou que o volume de líquido amniótico esteja diminuindo, ou ainda se o seu estado piorar, o médico vai sugerir a realização do parto, mesmo que antes da hora, por cesariana ou indução do parto normal. A única "cura" para a pré-eclâmpsia é o nascimento do bebê.

Quais são os sintomas da pré-eclâmpsia?

Dor de cabeça persistente, dor do lado direito (sob as costelas), visão embaçada, inchaço repentino dos pés e das mãos e vômitos são sintomas de pré-eclâmpsia. Você deve tentar medir a pressão e procurar ajuda médica imediatamente se tiver algum desses sintomas.

O que vai acontecer depois que o bebê nascer?

Depois do parto, a pressão arterial normalmente volta ao normal, mas pode ser que leve semanas para isso acontecer, e o inchaço nas mãos e nos pés também pode permanecer por algum tempo. Nas primeiras 48 horas depois do parto sua pressão será monitorada de perto, e será preciso dar atenção à questão da pressão por algum tempo depois que você for para casa.

Quais são os riscos?

A pré-eclâmpsia pode ser leve ou grave, e pode afetar vários sistemas do corpo. Como ela reduz o fluxo de sangue para a placenta, é perigosa para o bebê, restringindo o crescimento dele. Além disso, se a pré-eclâmpsia evoluir para a eclâmpsia, sua pressão arterial subirá demais, colocando tanto você quanto seu bebê em grande risco. A eclâmpsia pode causar convulsões, que podem levar ao coma e até ser fatais. Quando acontece, a eclâmpsia ocorre no finalzinho da gravidez ou logo depois do parto.

Há pessoas mais propensas à pré-eclâmpsia?

Embora a causa exata da pré-eclâmpsia não seja conhecida, já foram definidos fatores de risco. A probabilidade é maior na primeira gravidez ou quando há um espaço de pelo menos dez anos entre duas gestações. Também elevam o risco:

• Idade acima de 40 anos

• Obesidade antes da gravidez, com um IMC de 35 ou mais

• Problema crônico de saúde que afete o sistema circulatório, como hipertensão, lúpus, problemas renais ou diabete

• Gravidez de gêmeos ou mais

• Histórico familiar de pré-eclâmpsia (a mãe ou a irmã tiveram)

• Diagnóstico anterior de pré-eclâmpsia -- uma em cada cinco mulheres apresenta o problema de novo

• Se o parceiro for diferente entre uma gravidez e outra, a mulher volta a ter risco como se fosse uma primeira gestação, mesmo que não tenha apresentado pré-eclâmpsia.


Eu tenho bastante medo, já que venho de uma família de pessoas hipertensas (mãe, pai e irmã, todos tomam inclusive remédios para controlar a pressão), e no último mês engordei quase 4kg, isso sem ter feito nenhuma mudança radical na alimentação! Então, tenho prestado bastante atenção.
Mas, como a minha amiga querida Fabi disse, Deus sabe de tudo, e até agora foi tudo perfeito. Então, vou só prestar atenção, e ficar atenta...

26 semanas

Se pudesse medir seu bebê agora, você veria que ele está com cerca de 36 centímetros. Os olhos do seu bebê começam a se abrir nesta fase.

A reação a sons fica mais constante no final do sétimo mês, quando a rede de nervos que vai até o ouvido é concluída. Ele também continua "respirando" -- apesar de respirar água, e não ar, é um bom treino para quando estiver do lado de fora do útero.

Seu bebê está crescendo muito rápido, e o desenvolvimento do cérebro é bastante intenso, por isso sua nutrição é importantíssima. Continue se alimentando com uma dieta equilibrada, com muitos grãos, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras, como pão, cereal e arroz integrais, são ricos em vitamina B e ajudam a aliviar o intestino preso.

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

Você está se aproximando da reta final -- o terceiro trimestre. Antes que possa imaginar, vai estar segurando seu bebê no colo.

Nesse período, algumas mulheres têm um leve aumento da pressão arterial, o que é normal. Mas, se seu peso subir muito, sua visão ficar embaçada e seus pés e mãos incharem de repente, pode ser que você esteja com pré-eclâmpsia. Ligue para seu médico imediatamente se perceber qualquer um desses sintomas.

O cansaço do primeiro trimestre pode estar voltando, então é melhor pegar leve.

Sempre que se sentir meio para baixo, paparique-se: você tem todo o direito. Um filme, uma revista, dormir até mais tarde, uma boa massagem especial para grávidas (ou mesmo improvisada pelo seu parceiro) ou uma manicure -- coisas pequenas fazem milagres pelo seu bom humor.

fonte: http://brasil.babycenter.com/

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Barriga de 25 semanas

Nas 25 semanas e 4 dias do Miguel é assim que está a barriga da mamãe! Agora tá com jeito de grávida mesmo! E tô até achando grande! hehehe


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As gracinhas do Miguel

Pois é! O Miguel já sabe fazer gracinhas!! Tão lindo esse meu filho.Ontem a noite estávamos só eu e ele em casa, etava fazendo janta e enquanto as panelas ficaram no fogo fui sentar na sala pra dar uma descansadinha.
Foi só sentar que ele começou a dar suas cambalhotas...
Então eu colocava a mão na barriga e falava: -Chuta aqui Miguel! E ele rapidinho respondia com um chutão bem onde estava a minha mão... Ia trocando a mão de lugar e ele chutando! Muito fofo... Fizemos uma baguncinha juntos! hehehe
Até liguei pro papai pra contar e fazer um ciuminho! rsrsrs
Depois do jantar, a gente sentou pra assistir o jogo do Corinthians, e o Miguel estava quietinho.
Então o Corinthians fez um gol e empatou o jogo. O papai começou a comemorar o gol junto com o Miguel, futucando a barriga, e não é que o Miguel começou a chutar? Disse o papai que eles estavam comemorando juntos o gol... hehehe
Mais um corinthiano no mundo! Tão lindo de ver...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Consulta

Ontem tivemos a que seria última consulta com a Dra. Rosangela.
E eu saí de lá muito chateada! Mas muito mesmo...
Graças a Deus o Miguel está ótimo, crescendo e se desenvolovendo bem, ativo, gordinho! Mas eu...
Ela olhou todos os meus exames de sangue e estou com anemia! Vou ter que tomar um complemento de ferro e fazer uma dieta diferente. Tenho consulta com a nutricionista na próxima semana. Até aí tudo bem, é fácil e simples de acertar.
Então fomos pesar, e estou com 61,800kg! Ou seja, aumento de 3,500Kg em 5 semanas. Fomos medir a pressão e aí começa a minha preocupação. Ontem já estava em 12 x 8! Eu comecei com 10 x 7. Ela me disse que esse aumento pode ser devido ao ganho rápido de peso, e com o meu histório familiar (minha mãe é hipertensa desde a primeira gravidez, meu pai é hipertenso e minha irmã também!) podem imaginar a minha tristesa né? Estou caminhando rumo à hipertensão.
Isso me deixou arrasada, muito triste mesmo! Pela nossa saúde e por saber que se for assim, e a pressão continuar subindo, provavelmente o Miguel nascerá antes da hora! Tudo o que eu não queria. Logo eu que tento ser certinha com alimentação, tomo as vitaminas direito...
Enfim. Foi isso.
Estou triste, chateada e cheia de trabalho por aqui... Provavelmente só volta pra escrever de novo na próxima semana, quando tiver conseguido engolir todas essas péssimas notícias e terminado todo o trabalho aqui...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Algumas considerações das 25 semanas

Nossa, parece mentira que chegamos até aqui. E tudo é tão perfeito que eu poderia ficar eternamente grávida! Cada movimento do Miguel me encanta e me faz amar ainda mais esse menininho tão querido!
Tudo vai perfeitamente bem, a única coisa que vem sendo muuuito difícil para mim é controlar o peso! Imagino que esse mês eu arrebentei! E o pior é que nem como tanto assim... Enfim, fora isso, tudo maravilhoso...
Eu ainda não sinto nenhum incômodo que leio por aí e é comum sentir com 25 semanas...
As costas não doem, estou dormindo muito bem, nada de insônia, nem pesadelos, nada de inchaço (Thanks God!!)...
Cada dia que passa consigo sentir o Miguel em mexidas mais fortes e constantes! Tem algumas que até doem... Ele já faz montinho de um lado só da barriga, deixando o outro totalmete muxo, já preciona minhas costelas... Um fofo!
E eu só posso dizer uma coisa: Muito amor!
Isso resume tudo!!!

25 semanas

O comprimento do seu bebê nessa semana pode estar por volta de 22cm e pesar 700g.

As mãos já abrem e fecham. Que legal! O corpo cresce mais que a cabeça: tronco e membros tornam-se proporcionais. Ainda tem pouca gordura. O bebê já percebe a luz.

Se o bebê nascer nesta semana, ele tem chances de sobreviver, mas o prognóstico de seqüelas permanentes é grande.

A mamãe pode sentir uma pressão nas costelas e região lombar.

As estrias podem aparecer, faça uma boa hidratação desde o começo da gravidez.

Dores nas costas
É uma reclamação comum das mamães.

Procure estar atenta à sua postura, sempre ereta. Use sapatos baixos e descanse sempre elevando os pés.

O uso de cinta de suspensão e contenção abdominal é indicado quando orientado por seu médico.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/




O bebê agora já se aproxima de 700 gramas e mede 35 centímetros da cabeça até o calcanhar.

O bebê faz o movimento da respiração, mas ainda não há ar nos pulmões. Com 26 semanas, exames de imagem cerebral em fetos mostram que há reação ao toque. Se você aproximar uma luz forte da barriga, o bebê vai virar o rosto, o que, segundo pesquisadores, indica que o nervo óptico está funcionando.

Em toda consulta do pré-natal, o médico vai tirar sua pressão e ouvir o coração do bebê. Também pode ser que peça exames de sangue e de urina para detectar e controlar problemas típicos da gravidez como pré-eclâmpsia e diabete.

Você pode estar sentindo um pouco de dor e sensação de dormência nas mãos, nos pulsos e nos dedos. A região do túnel do carpo, no pulso, está inchada, assim como vários outros tecidos no seu corpo. Os nervos que passam por esse túnel acabam sendo pressionados, e essa pressão se manifesta na forma de dor aguda ou acompanhada da sensação de queimação.

O uso de uma faixa elástica pode ajudar, assim como a ingestão de vitamina B6. Converse com seu médico para discutir como se sentir melhor.

O sono passa a não ser tão reconfortante devido a sonhos muito intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal, já que, ao dormir, seu subconsciente vira o espaço para dar vazão a temores sobre a gravidez e seu futuro papel de mãe. Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama.

É recomendável começar a criar o hábito de dormir de lado (caso você ainda não faça isso). Travesseiros são seus grandes amigos, use vários (entre as pernas, embaixo da barriga, onde eles a deixarem mais confortável).

Fonte:
http://brasil.babycenter.com/

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Barriga de 24 semanas

Ontem tirei algumas fotinhas da casa do Miguel! 24 semanas e 4 dias!

Tá crescendo!!!! (cortei a minha cabeça porque estava muito descabelada! rsrsrs)

Mais de perto! A bola do Miguel...

De frente, o umbigo "raso" que eu falei (olha só que charme! rsrs) e a cintura que já se foi!
E se me perguntarem se troco tudo isso por qualquer outra coisa a resposta é rápida e sem pensar: -Não!
É sem dúvida nenhuma o melhor momento da minha vida! As 24 semanas mais mágicas e felizes que já vivi!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Miguel está crescendo

É a coisa mais linda de se ver como o nosso menino está crescendo rápido!
A cada dia a gente consegue perceber a barriga maior, mais redondinha, e o umbigo cada dia mais "raso" rsrsrsrs.
Nesses últimos dias nós temos jantado na sala, no sofá, com prato na mão, e depois do jantar, começa a festa do Miguel.
O Clau começa a conversar com ele, coloca a mão e ele imediatamente responde com um cutucão!
E ontem, enquanto a gente assistia a novela (tá acabando minha gente! Are baba!!) o Clau olhando pro Miguel disse assim: -Nossa, olha o tamanho dessa barriga! Tá muito grande!!
E é verdade... Está grande pro nosso padrão de grande e pequeno (já que se for comparar com outras na mesma semana, ou até com menos tempo está pequena) e já posso mesmo sentir o Miguel com mais detalhes!
Percepções dessa semana (24 semanas):
-O Miguel acorda cedo junto com a mamãe. Enquanto estamos no carro pra ir pro trabalho ele já começa a fazer a festa, e é atendido com um carinhoso bom dia da mamãe aqui!
-Já posso sentir em alguns momentos algumas curvas do corpinho, que eu imagino ser do cotovelo (se ele ainda estiver com a cabecinha pro lado direito!)
-Ele ODEIA o nosso aparelhinho de ouvir o coração! É só encostar na barriga e ele começa a chutar bem onde ele está! Resumindo: não consigo mais escutar o coração, só os chutes que ele dá!
-Miguel e o papai tem uma ligação incrível de tão forte. O papai só encosta e ele já faz a festa, e ao mesmo tempo, se outra pessoa tocar ele para! rsrsrs
-Falando de sentimento, eu estou cada dia mais apaixonada pelo meu filho! Não acho que exista sentiemnto maior do que esse, e cada dia cresce mais! Onde isso vai parar? Vou explodir de tanto amor!!! O papai então nem se fala!
Enfim, nós estamos vivendo os melhores e mais lindos momentos das nossas vidas, o Miguel é o nosso maior presente...
Filho, obrigada por ter escolhido a gente pra papai e mamãe! Somos meio maluquinhos mas uma coisa é fato! Não existe bebê mais amado do que você viu? Pode confiar...

Está decidido

Já está decidido. Depois de muito pensar e colocar tudo na balança, hoje será a nossa última consulta com a Dra. Rosângela. Ela foi ótima até aqui, nos tratou com carinho e atenção, mas infelizmente não atende o que eu preciso em relação ao parto. Ela é daquele tipo de médica que ama um centro cirúrgico, e acha que a cesárea é o que há! E tudo isso vai totalmente contra o que eu quero! Foi bom até aqui, mas agora vamos seguir outro caminho!
Já encontrei uma nova médica, ainda não tivemos consulta com ela, mas até onde ouvi falar e li (e olha que li bastante) ela é muito querida.
Na próxima semana teremos a primeira consulta com ela. Vamos conhecer a fada dos bebês!
Logo também iremos marcar a visita na maternidade onde o Miguel vai nascer, pra poder conhecer.
O parto será no São Luiz, lá eles tem as LDR (labor delivery room), com todas as alternativas para suportar as horas de dor! E o mais delícia: alojamento conjunto! O Miguel vai ficar juntinho da gente desde os primeiros segundos de vida!
Vai dar tudo certo! Tenho certeza...
Nós viveremos a melhor experiência das nossas vidas, e o laço vai ficar ainda maior. Nasceremos os três juntos, o Miguel nascerá da vida dentro d'água pra vida aqui de fora, eu nascerei como mãe, e o Clau, como pai! E nós três nasceremos como família... Não vejo a hora... E a cada dia que passa vou me preparando mais, e mais e mais!

EDITADO ÀS 10:24: A secretária do consultório acabou de ligar. Nossa consulta foi remarcada para a próxima terça, às 18:15!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Correndo... Correndo...

Filho, hoje o meu dia está cheio de trabalho.
Não vou ter tempo de escrever algo tão lindo quanto você.
Então só vim pra dizer que te amo... Não esquece!


"Coisas lindas quero te dizer
se um anjo encontrar
Eu vou pedir pra ele te proteger"

24 semanas

A medida do bebê é de 21cm e seu peso cerca de 540g.

O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.

Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga da mãe e dar chutes e socos fortes.

O útero deve estar uns 5cm acima do umbigo. Seu corpo está em pleno trabalho e se sentirá mais cansada.

Câimbras
Mais à frente, você poderá sentir câimbras principalmente quando estiver descansando. Isso ocorre devido a conseqüências do inchaço gestacional, cansaço e falta de alguns nutrientes.

Faça sempre alongamentos e inclua em sua refeição alimentos ricos em sódio, potássio e cálcio.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/



Desde a semana passada, o bebê engordou cerca de 90 gramas. A pele dele é fina e frágil, mas o corpo está tomando forma e ocupando cada vez mais espaço dentro do seu útero. Nesta fase, o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo.

Outro grande marco desta etapa é a possibilidade de o bebê agora sobreviver, com muitos cuidados especiais, num hospital bem-equipado, no caso de um parto prematuro. Ele se torna, então, um bebê "viável".

Estrias avermelhadas podem aparecer na sua barriga, coxas, bumbum e seios. Muitas mulheres também reclamam de coceira na pele. Cremes podem até aliviar essa coceira, mas, infelizmente, não fazem as estrias desaparecerem nem conseguem impedi-las.

Elas são típicas desse estágio da gravidez e costumam ficar mais discretas e com um tom mais próximo da própria pele depois do parto. E sempre há a chance de você ser uma das sortudas que passam incólumes pela gravidez, sem estrias. Sua mãe tem? A hereditariedade é um dos fatores determinantes para o surgimento de estrias.

Seus olhos tendem a ser mais sensíveis à luz e a ficar mais secos, um sintoma perfeitamente normal da gestação -- embora menos conhecido. Para melhorar o desconforto, pingue uma solução de lágrimas artificiais que pode ser encontrada nas farmácias.

fonte: http://brasil.babycenter.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Miguel e a rúcula

Nem sei se isso é possivel! Mas acho que o Miguel adora rúcula!
No domingo, antes de entrarmos na feira da gestante, sentamos pra almoçar em um restaurante bem em frente. Pedimos uma comida bem básica, e veio uma salada de rúcula pra acompanhar.
Eu nunca fui lá muito chegada em rúcula, achava meio amarga, sei lá. Não gostava mesmo!
E nesse dia resolvi comer um pouco, a cara da salada estava ótima!
E não é que o sabor também foi incrivelmente novo? Enquanto comia sentia o Miguel lá dando cambalhotas!
Fiquei com a salada na cabeça, e no mesmo dia mais tarde, elogiei o sabor "daquela" rúcula (achei que fosse alguma coisa especial daquela, sei lá! rs)

Então, ontem saímos pra jantar com alguns amigos do Clau, que são da Alemanha e estão por aqui. Fomos na churrascaria. Eu também perdi o hábito de comer muita carne, tanto que comi só um pedacinho de frango e um de picanha (aliás, todas as carnes de todas as churrascarias vem sangrando, não dá né?). Mas "miacabei" no buffet de salada. Quase no final da volta onde ficam as saladas, dei de cara com quem? Ela mesma! A rúcula... rsrsrs
Fiz um pratinho e fui lá comer! Acho que quando o Miguel sentiu que era rúcula, começou a alegria! Esse menino pulava, remexia! Sentí pela primeira vez o seu cotovelo passando! Ele fez a festa... Não contente, fui lá buscar mais um pouco. Nesse meio tempo, o Miguel já tinha se aquietado. E não é que quando fiquei frente a frente com o pote cheio de rúcula ele começou de novo? hahahaha
Enchi mais um prato e fomos felizes, eu e Miguel saltitante comer...
Acho que a boa da gravidez vai ser rúcula! Ainda bem que não é chocolate né? rsrsrs

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A força do querer e fazer por onde

Incrível como algumas vezes você encontra exatamente o que pensa nas palavras de outra pessoa!
Eu sempre falo pra todo mundo que quero que o Miguel nasça de parto normal, natural, que vou amamentar exclusivo por 6 meses e depois continuaremos até que ele deseje...
E sempre alguém fala assim: "-Mas e se você não conseguir o parto normal?", ou "Se o Miguel for muito grande você não vai conseguir!", ou ainda"-Mas pode ser que você não tenha leite (ou o leite seja pouco/fraco)!".
Ah, por favor né? Se mesmo antes de acontecer eu já pensar nos contras e esperar que não vai dar certo, não vai mesmo!!!
Por isso eu digo: "O Miguel vai nascer de parto normal natural e vai ser uma experiência incrível para nós três como família, e logo depois disso, virá para o peito, e vai mamar do melhor e mais forte leite até que ele queira, precise e deseje! E vai dar tudo certo! Vai ser exatamente como planejamos!"

E daqui pra frente esse vai ser o nosso mantra! Vou dizer essa frase todos os dias...
Todas as energias que a gente joga no universo voltam pra gente, então...
(É uma delícia começar o dia lendo as Mamíferas, ainda mais com esse incrível texto da Rê, que escreveu exatamente como eu também penso!)
Bom dia!!!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Efeito alucinógeno

É muito engraçado como comida tem efeito alucinógeno pro Miguel (e a grande maioria dos bebezinhos)!
Ele estava bem quietinho até agora, então deu a hora de tomar o lanchinho da tarde.
Tomei uma garrafinha de iogurte, e o meu peixinho ficou saltitante! rsrsrs
Até onde eu sei (que alguem me corrija se eu estiver errada) isso acontece porque aumenta a glicose no sangue após a mamãe comer, e então esse sangue vai bem "gostosinho" pro bebê, que fica cheio de energia e faz a festa na pança!
É muito legal poder perceber todas essas coisas. São detalhes que nos deixam muito ligados. Dá até uma peninha de pensar que logo logo ele estará do lado de fora, e então, será um rapazinho mais independente! hehehe
Mas faz parte do processo...
Que delícia...

Pés


seus pés se espalham em fivela e sandália
e o chão se abre por dois sorrisos
virão guiando o seu corpo que é praia
de um escândalo, charme macio
que cor terá se derreter?
que som os lábios vão me mover?
vem me ensinar a falar
vem me ensinar a ter você
na minha boca agora mora o teu nome
é a vista que os meus olhos querem ter
sem precisar procurar
nem descansar e adormecer
não quero acreditar que vou gastar desse modo a vida
olhar pro sol, só ver janela e cortina
no meu coração fiz um lar
o meu coração é o teu lar
e de que me adianta tanta mobília
se você não está comigo?
só é possível te amar
escorre aos litros o amor
(trecho de "No recreio" - Nando Reis)

Bebê nota 10!

Nossa ultra como sempre foi MARAVILHOSA!!
O Miguel recebeu os parabéns, está lindo como sempre, gorduxo, grandão e o mais importante: PERFEITO!
Tudo em ordem, os órgãos todos bem formadinhos e funcionando bem, mãozinhas e pézinhos bem formados, o lábio perfeito... Nossa dá um orgulho tão grande!!!
Olhando o vídeo da ultra, conseguimos ver os detalhes. Ele tem uma boquinha incrívelmente linda e umas bochechinhas de matar de vontade de apertar! Tão lindo meu filho! Ai ai...

Completamente apaixonada...
Vamos ao que interessa!!! As fotos (não consegui muitas boas do rosto porque ele estava com a cabecinha beeeeem na lateral da minha barriga).
Está pesando 625 gramas e medindo 29cm da cabeça aos pés. O coração batendo a 133bpm. Coisa fofa da minha vida!

Mãozinha perto do rosto! E a coluna! Que perfeição...

Perfil mais lindo...

Coração batendo forte 133bpm!

Que perninhas mais gostosas!!!

Bracinhos espertos, que vivem empurrando a mamãe!

Medidas da cabeça e abdome! Perfeitas...

O tão importante cordão! E o pipi! Que logo em seguida ele escondeu e não mostrou mais!

Pé que com certeza vou colocar inteiro na boca quando você nascer!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dia de ultrassom

Hoje faremos outro ultra!
Esse é o morfológio do segundo trimestre...
E nesse dia sempre acordo feliz da vida, super animada pra ver o nosso amorzinho pela tela...
Vamos ver hoje como ele está!
Não tenho dúvidas de que está saudável, porque é muito ativo e bagunceiro.

O exame será as 18 horas. Tomara que o dia passe bem rápido, pra chegar logo a hora de ver o Miguel fazendo bgunça pela telinha!
E amanhã tem fotinhos novas do Miguel com 23 semanas!
Praticamente um mocinho!
Tão amado...

As mexidas do Miguel

De sábado pra cá o Miguel tem dado cada mexidona!
Tão gostoso... Ele mexe bem forte, e já não sinto só soquinhos e cutucões, sinto mesmo cambalhotas, o corpinho passando de lá pra cá!
Sábado de noitão, assistindo TV com o papai,senti duas mexidas tão fortes bem perto do umbigo que deu até uma dorzinha! O papai fica todo feliz de ver o Miguel fazendo a festa! É tão gostoso...

Ontem foi a mesma coisa. Estava em casa sozinha (o papai ainda está na reforma da loja) e sentindo as voltas do meu peixinho!
Algumas delas eu tenho a impressão de ter sentido as costas, em outras pareciam os pézinhos!

Cada dia que passa ele mexe mais e mais forte! Agora, dificilmente ele passa mais de uma hora sem dar algum sinalzinho!
Quando o papai chega tarde e vem deitar, coloca a mão e logo o Miguel dá oi!
O papai fica feliz da vida, da um beijo na barriga e dorm segurando a barriga, sentindo o Miguel mexer...

Delicia...