terça-feira, 29 de junho de 2010

Volta ao trabalho X Amamentação prolongada

Conforme eu prometi, aqui vai o relato de como tem sido a amamentação até agora depois da minha volta ao trabalho.
O Miguel mama às 5:30 da manhã, antes de sairmos de casa, e fica na casa da minha mãe. Dorme até umas 9:00 / 9:30, e então toma uma mamadeira com mamão, ou come uma fatia de mamão com aveia (ele está super rececado, então entramos com mamão todos os dias).
Depois disso não come mais nada até a hora do almoço. Tira uma soneca e quando acorda, almoça (já está comendo de tudo, adora papa de beterraba, um fofo).
Depois de uns 15min do almoço, toma suco de laranja lima na chuca (não aceita na mamadeira). Tira mais uma soneca e no meio da tarde come uma fruta.
Às 18:10 mais ou menos eu estou de volta e então ele só mama no peito até a hora de dormir (chega a mamar até 6 vezes! rsrsrs) e algumas vezes ainda acorda no meio da noite pra uma mamadinha.
Outro fator que eu considero importante pra que ele continue mamando: eu nunca dou mamadeira nem chuca, só minha mãe ou o papai do Miguel, assim ele não associa minha imagem com mamadeira. Ele sabe que de mim o leite só vem do peito.
E até agora estamos seguindo felizes e satisfeitos.
Já faz praticamente uma semana que voltei a trabalhar, e não, o leite não secou, e nem diminuiu.
Durante o dia o seio já não fica mais explodindo como ficava antes, e quando chego em casa e fico perto do Miguel sinto o leite descendo! É magico esse lance instintivo que rola com amamentação!
No início da mamada, quando ele larga, o leite até espirra nele, assim como fazia antes, e ele parece bem satisfeito e feliz. E se Deus quiser, iremos assim enquanto o Miguel quiser, já que não pretendo desmamá-lo nem tão cedo! Fica a dica pras mamães que vão voltar ao trabalho e ainda querem continuar amamentando! Dá certo sim, basta querer!!

Nenhum comentário: