segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

37 semanas



Como seu bebê está crescendo


A cabeça, do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero.


Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas.


Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26ª semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele.


O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio.


Como fica sua vida


Esperar é a palavra-chave nas próximas semanas. Não há muito mais que você possa fazer. Tente aproveitar estes momentos antes da chegada do bebê -- alimente-se bem e descanse bastante.


Uma boa dica para superar a ansiedade do final da gravidez -- e as lágrimas, quase inevitáveis -- é pensar no futuro e sonhar com a carinha do seu recém-nascido.


Coloque seu parceiro para atender o telefone, e dar a notícia a todo mundo: "Não, o bebê ainda não nasceu".


Planeje-se


Tem certeza de que colocou na mala da maternidade tudo o que vai precisar? Uma boa idéia é separar as roupinhas do bebê, seis conjuntos completos, em saquinhos. Não esqueça de levar uma roupa para você sair da maternidade -- tem de ser uma roupa larga, provavelmente ainda das de grávida, porque vai demorar um pouco mais para sua barriga ir embora.


Dicas úteis


Faça uma lista dos sintomas que você está sentindo e leve na sua próxima consulta com o obstetra. Assim você não esquece de perguntar nada.


Se você tiver um parto normal, pode nem precisar levar pontos -- mas talvez saia do hospital com alguns pontos incomodando na região do períneo.

Fonte: http://brasil.babycenter.com

Nenhum comentário: