sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Nossa história de amamentação

Foi assim... Desde antes de engravidar eu sempre tive uma certeza: de que o meu bebê ia mamar no peito. Isso sempre foi algo que eu não abriria mão. Tanto que na gravidez não comprei nenhuma mamadeira (pra não dar azar! rs), preparei os seios com bucha vegetal, creme de lanolina... Tudo como manda o figurino.
O Miguel nasceu de cesaria, e logo após o nascimento não mamou. Veio para o quarto umas 3 horas depois de nascer, e assim que chegou foi direto para o peito.
Tinha (e tem até hoje) a pega perfeita. O leite desceu mesmo lá pelo 4º dia depois do parto, e ele sempre foi muito "mamão". Nós não tivemos nenhum problema com a amamentação, não rachou, não doeu, não empedrou (graças a Deus), e o peito lá em casa sempre foi (e ainda é) em livre demanda. O Miguel nunca teve (e ainda não tem) horário para mamar. Sempre que tem vontade, está ele lá mamando feliz da vida.
Voltei a trabalhar quando ele completou 6 meses, e esse era o meu maior medo. Será que meu leite vai acabar? Vai secar? O Miguel vai rejeitar o peito agora que fica longe de mim?
Não, não, não! Pelo contrario, ele mama com mais vontade ainda.
Agora, perto dos 8 meses de vida, o Miguel ainda mama de manhã bem cedinho antes de eu sair de casa, e depois que eu chego mama quantas vezes quer. As vezes 2, outras 3, outras 4... Mas sempre em livre demanda. E quando estou em casa, ele mama praticamente o dia todo.
Eu faço questão de que seja assim pelo menos até um ano. E quem vai decidir quando parar vai ser ele. Não penso em forçar o desmame.
Nós passamos apenas por uma fase difícil até agora, quando o Miguel passou um dia inteiro me mordendo, logo que nasceram os 2 primeiros dentinhos. Eu chorava, doía, falava que não pode morder, e não desisti. Oferia o peito quando ele já estava adormecendo, e conseguimos superar.
Seguimos felizes, é um momento onde ainda somos um. Ele me olha profundamente nos olhos, faz carinho, e fica extremamente relaxado. É algo só nosso, e assim será enquanto for bom para nós dois! (SEMPRE contei com o total e incondicional apoio do Clau, papai do Miguel, que também é um pai mamífero)
E pra quem pretende amamentar assim como eu, lembre: chupeta atrapalha sim a amamentação, mamadeira também. Dificilmente um bebê que não usa chupeta e mamadeira desmama  antes de 1 ano. É algo instintivo. Portanto, façam suas escolhas... E boa sorte!

Um comentário:

Thania disse...

Nossa, amei seu blog!!!!
Por VARIOS motivos, primeiro pq ele é o maximo mesmo, depois pelas varias coisas em comum q temos!
Estou gravida de 21 semanas, e tb terei meu bebe em Dezembro e (ainda nao sei o sexo) se for menino será o MIguel tb! :)
Amei, amei, amei!!!!
To seguindo sem sombra de duvidaaaaa!

Bjos
PS.: Miguel é LINDO demaaaaaaais!