quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ser Pai

Ser Pai...
Por Rubens Xavier Guimarães, médico gastroclínico
///
"Ser pai é estar na calma emocionante deste quarto com alguém pequenino e lindo nos braços, a quem eu posso chamar: meu filho!
///
É me sentir forte, como o mais forte dos homens. É me sentir dono e escravo ao mesmo tempo.
///
É poder dar a esse pedacinho de gente um pouco de mim e muito do meu amor.
///
É extravasar um carinho que já não cabia dentro de mim.
///
É embalar um berço, tonto de sono, ouvindo pela madrugada o chorinho, e ter de trabalhar no dia seguinte, cansado, corpo dolorido.
///
É falar baixinho (falar com o coração, eu quero dizer), com as mãos, com os olhos, com os gestos...
///
É andar na ponta dos pés para não acordar o “soberano”.
///
É sonhar coisas, fazer projetos. Imaginá-lo grande, forte, crescido, dizendo “papai”!
///
É olhar o horizonte e vê-lo já crescido: médico, engenheiro, astronauta ou apenas um homem simples, mas correto, honesto, um homem de verdade.
///
É acordar à noite em sobressalto: “será que ele está bem?”.
///
É de manhã levantar numa estranha ansiedade, sem querer acreditar se é sonho ou verdade, e repetir baixinho: é verdade, tenho um filho. É meu...
///
Ser pai... Ser pai é tanta coisa! É ver a vida com olhos de esperança.
///
É a gente se desdobrando num pinguinho de gente.
///
É ver o varal sempre apinhado: fraldas, xales, cobertorzinhos.
///
É sentir no ar aquele inesquecível cheiro de um suave talco
...
.
.
.
Texto publicado pelo Dr. Jorge Kuhn, no blog Mamíferas.

Nenhum comentário: