terça-feira, 6 de outubro de 2009

28 semanas

Esta semana, seu bebê ultrapassou a barreira de 1 quilo e pode medir 38 centímetros.

Você chegou à reta final. O terceiro e último trimestre da gravidez começa oficialmente na 29a semana, que se inicia agora, é vai até o termo, a conclusão da gestação, entre 37 e 42 semanas. O ganho de peso é mais rápido: a maioria das mulheres engorda em média 5 quilos só neste trimestre.

O bebê abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga. A camada de gordura sob a pele está se formando.

É provável que você esteja dividida: por um lado, parece que faz séculos que está grávida; por outro, pode começar a ficar ansiosa e preocupada com a aproximação do parto e da chegada do bebê.

Para amenizar o nervosismo, pode ser útil elaborar uma lista de coisas a fazer. Além de tentar decidir de vez o nome do bebê, comece a pensar concretamente em como vai ser a vida depois do nascimento do seu filho.

Nas últimas semanas da gravidez, você deve começar a ir ao médico com mais frequência.

Como fica sua vida

Não falta muito. O último trimestre começa esta semana e vai até o final da gravidez, por volta da 40ª semana. A maioria das mulheres engorda cerca de 5 quilos nos últimos três meses.

Você deve estar oscilando entre dois sentimentos: o primeiro é: "Não aguento mais, parece que faz séculos que estou grávida". E o outro é: "Socorro, não estou pronta, não vou saber o que fazer". Calma, você não é a única a se sentir assim. Conversar com outras grávidas pode ajudá-la a se tranquilizar.

É bom se manter informada sobre todas as possibilidades de parto. Saiba exatamente o que acontece numa cesariana ou quais são os instrumentos usados para ajudar seu bebê a nascer de parto normal.

Dicas úteis

Arrume a mala da maternidade com bastante antecedência, para o caso de você ter de ir antes do que imagina, e aprenda a reconhecer os sinais de que o trabalho de parto começou.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

Fonte: http://brasil.babycenter.com

Nenhum comentário: